Investimento em renda variável é feito com a expectativa de ganhos decorrentes do rendimento das ações adquiridas e de sua valorização superior à renda fixa. Quem compra ações, mesmo inconscientemente, especula sobre a possibilidade de rendimentos futuros, o comportamento do mercado e a possibilidade de valorização dos papéis.

Ao investir em renda variável, as pessoas almejam uma rentabilidade superior à obtida em renda fixa. Porém é preciso ficar atento aos riscos de se investir nesse tipo de ativo. Antes de pensar em investir em ações é preciso que a pessoa tenha, no mínimo, uma boa reserva de segurança que seja capaz de cobrir possíveis necessidades no curto e médio prazo. Todo investimento em renda variável deve ser feito tendo em vista o longo prazo e de uma maneira que não afete sua saúde financeira e física.

Investir em Renda Variável é mais fácil do que você imagina.

Ações
As ações são papéis que representam uma pequena parte do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação, passando a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e tendo participação nos lucros e prejuízos da mesma.
ETFs
ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Funds, que são fundos de índices comercializados como ações. Esses fundos tendem a replicar índices, como o Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11), por exemplo. Neste caso, se o Ibovespa subir 10% em um mês, o  do Ibovespa vai ter um desempenho muito parecido, já descontando a taxa de administração. Caso o índice se desvalorize, o mesmo vai acontecer com a cota do ETF.
Derivativos
Derivativos são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice. O ativo subjacente pode ser físico (café, ouro, etc.) ou financeiro (ações, taxas de juros, etc.), negociado no mercado à vista ou não (é possível construir um derivativo sobre outro derivativo).
Fundos de Ações
Um fundo de ações é um conjunto de recursos administrados por uma distribuidora de valores, banco de investimento, banco múltiplo, ou gestora de recursos, que os aplica em uma carteira diversificada de ações, distribuindo os resultados aos cotistas, proporcionalmente ao número de cotas possuídas.

Fale Com Nossos Especialistas

Preencha o formulário abaixo que ligamos pra você: